A Misericórdia de Deus

A Misericórdia de Deus Para Com o Homem

 

I Crônica 21:10-11-12-13

 

10 – Vai, e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu te faça.

11 - E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe o que quiseres:

12 - ou três anos de fome; ou seres por três meses consumidos diante de teus adversários, enquanto a espada de teus inimigos te alcance; ou que por três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor façam destruição por todos os termos de Israel. Vê, pois, agora que resposta hei de levar a quem me enviou.

13 – Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque mui grandes são as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.

 

 

 

            Estamos diante de um texto que mostra a misericórdia (Do lat. misericordia. S. f. 1. Compaixão suscitada pela miséria alheia. 2 – Graça, perdão. de Deus para com o ser humano).

 

            Entretanto quero chamar a sua atenção para o momento que Davi saiu dos planos do Senhor, quando sem ordem começou a contar o povo, ou seja, catalogar as tribos de Israel. Que apresentou um senso de um milhão, quinhentos e setenta mil homens.  Motivo esse que suscitou a ira de Deus.

 

            Mas o sentido desta meditação é narrar a Graça e não o Juízo. Descreveremos o quanto o Senhor dos Exércitos tem pelejado ao nosso favor, sem deixar que a sua Auto-justiça se corrompa. Porque Deus não pode se contaminar com a mordacidade do homem.

 

            Podemos ver nos textos acima citados que através do Profeta Gade, o Senhor deixou Três punições para Davi, de maneira que o rei desobediente (Davi), poderia escolher a que lhe fosse mais cômoda

E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe o que quiseres:

 * Três anos de fome;

* três meses consumido diante de teus adversários, enquanto a espada de teus inimigos te alcance;

* Três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor façam destruição por todos os termos de Israel.

 

            Notoriamente podemos ver a confiança que Davi tinha para com Deus, a ponto de se entregar completamente nas mãos do Criador para que Ele executasse a sua sentença.

 

            Contudo quero atrair a sua atenção para que você observe detalhadamente a “misericórdia” (Que é compaixão pela miséria alheia / Só Deus é capaz de ter este sentimento).

 

            Podemos ver em diversas passagens Bíblica que falam da misericórdia

 

Lamentações 3:22

 Ás suas misericórdias são as causas de não sermos consumidos.

           

Mateus 9:13

 Disse Jesus – Ide e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício.

Porque não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.

 

             Conheço uma história edificativa que aconteceu com duas crianças. Uma era normal e a outra corcunda. Certa oportunidade a criança que tinha uma boa saúde disse para a aleijada: Sabe o que é isso nas suas costas? E a que era outra constrangida não sabia o que dizer. Mas a criança perfeita tornou a falar – Isso é o lugar que está guardado as suas asas, e um dia Deus abrirá e você sairá voando para Ele.

 

            Assim acontece com a vida das pessoas que humanamente são portadoras de grandes defeitos. No momento que elas passam a confira no Senhor, Ele transforma os defeitos em virtudes.

 

            Na vida secular podermos notar que a cada dia os governantes constroem mais presídios, investem mais na segurança dos cidadãos, mas infelizmente nada resolve e a cada momento a humanidade se deteriora da pior forma possível.

 

            Em contra partida, se o homem passar a confiar em Deus e na sua misericórdia, o mundo pode receber uma transformação miraculosa e a vida se tornaria bem melhor.

            Podemos corroborar essa linha de pensamento nas páginas Neotestamentária, na Epistola do Apostolo Paulo a Tito.

 

 

Tito 3:5

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feitos, mas segundo a sua misericórdia, que nos salvou pela lavagem regeneração e da renovação do Espírito Santo.

 

            Existe uma crônica que o cantor Nelson Ned cita, a qual em determinado momento fala Quando um coração fraco se apóia em outro fraco, a tendência é os dois caírem. Isso é verdade; um homem jamais irá mudar a natureza pecaminosa de outrem. Mas Deus tem condição de fazer. É só confiar.

 

Jesus te ama.

 

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

 

Visite o site: http://missaoamerica.googlepages.com

Faça donwloard de Pregação e Musicas em mp3 no site: http://missaomp3.googlepages.com

 

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: