Deus Desconhecido

Deus Desconhecido

  

 

Atos 17:22-23

23 – E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões Atenienses, em tudo vejo um tanto supersticioso.

23 – Porque passando eu vendo os vossos santuários achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus desconhecido. Esse pois honras, não o conhecendo, é o que anuncio.

 

I – Introdução

 

            Temos um evento ocorrido com os primórdios da Igreja, quando Jesus havia partido para o céu e os apóstolos iniciavam um ministério que romperia as fronteiras em todo o mundo.

 

            E Paulo, estando na cidade de Atenas (Grécia), observou que ali havia um panteon (galeria), de deuses pagãos; o Olimpo. Que trazia um deus para cada gosto ou conveniência.

            Foi exatamente no templo principal inaugurado  no século cinco antes de Cristo; local que ficava a deusa daquela cidade, conhecida como Minerva, à filha de Zeus, que é o principal dos  deuses pagãos.            De maneira que havia sempre o temor, pois poderia aparecer um deus irado por não se encontrar na galeria. Foi criado um lugar vazio para o Deus desconhecido.

            O apostolo Paulo aproveitando o momento, os mostrou que aquele local pertencia ao Deus Soberano e Inefável, o criador do céu da terra e de tudo que nela há.

E por sua vez o povo creu na mensagem e passou a obedecer a Palavra do Deus verdadeiro.

            Notoriamente na atualidade não é diferente com a humanidade. Os homens profanos que tem deuses para todos os gostos  deixam sempre um lugar vazio para o Deus desconhecido, que é o verdadeiro criador e salvador de toda a humanidade.

 

 

II – Invisível Mais Real

 

Romanos 1:20

Porque as coisas invisíveis desde a criação do mundo, tanto o ser Eterno poder, como a sua divindade, e entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que fiquem inescusáveis.

               

            Deus tem se manifestado através de toda a sua criação, não de um deus panteísta (deus é tudo, e tudo é deus). Mas relatando que o salmista narrou no salmo 19, “O céu manifesta a sua gloria e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”.

            Porém o homem quer que aconteça um fenômeno chamado “Teofania”, em que Deus se manifesta ao homem, como aconteceu com Moises, Abraão e outros profetas. Mas a maior prova da existência de Deus é a nossa vida e até mesmo o universo em que habitamos.

 

            Conta-se que um rei chamou todos os sábios da sua corte e lhes falou: Quero toda a sabedoria impressa em um volume.

            E aqueles homens trabalharam durante doze anos, até fazer uma enciclopédia de doze volumes. Porém o rei bradou: “Está grande”.

            Novamente os sábios passaram um ano fazendo um só volume para o edital; e o rei exclamou: “Continua grande”.

            Porém os sábios foram para casa e no outro dia trouxeram uma só página escrita: “Nada é grátis”.

            Em poucas palavras eles disseram ao rei que para se ter sabedoria, ele deveria pagar o preço; ou seja, deveria estudar e meditar muito.

 

            Quanto as mundo espiritual devemos conhecê-lo pela fé, e nunca pautado em cálculos humanos. Conhecemos Deus através de Jesus, e não precisa pagar nenhum preço por Ele porque Cristo já fez quando subiu na cruz do calvário.

 

III – Imagem Viva

 

Colossenses 1:15-16

15 – O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

16 – Porque Nele foram criadas todas as coisas que há no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam os tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele.

 

            Deus criou o homem e o amou, mas infelizmente o ser  humano caiu no pecado, ficando exposto a todo o tipo de adversidade que o mal oferece. Porém o Senhor na sua infinita graça  abriu uma porta de salvação através do seu Filho amado, Jesus Cristo.

            Devemos servi-lo com todo ardo dos nossos corações porque Ele é um Deus vivo diferente daqueles que existiam na Grécia e até mesmos os que têm surgidos ao longo dos séculos para enganar aqueles que são frágeis e não conhecem a Bíblia Sagrada. Temos que pedir força a Jesus Cristo para fugir da desordem espiritual que existem no mundo, e nos moldar a Palavra do Soberano Deus.

 

            Quando uma moça se casa, ela imediatamente passa para um novo estado que age com a sua nova situação. Agora ele fica envolvida  e submissa ao seu marido.

            Da mesma forma acontece com o homem que leva a vida dissolutamente, e tem o encontro com Jesus. A partir desse momento ele deve agir segundo a vontade do Senhor, porque está em nova situação.

 

II Aos Corintios 5:17

Assim que, se  alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo.

 

            Vimos que para o mundo o nosso “Deus é desconhecido”. Mas para que se entrega a Ele de corpo e alma, Ele é um “Deus conhecido”.

·         O casamento civil é protegido por uma lei;

·         O conhecimento de Deus é protegido pela graça que há em Cristo Jesus.

 

IV – Epílogo

 

I Timoteo 1:17

Ora ao Rei dos séculos imortal, invisível, ao único Deus seja a honra e gloria para todo sempre amém.

 

            Estamos vivendo um século de heresias que tem contaminado a raça humana de forma que só os cristãos estão percebendo esse evento maligno.

            A Nova Era e suas mentiras “Aquariana”, defrauda a fé dos incrédulos  com uma crença destorcida em diversas religiões profanas existentes pelo mundo a fora; onde muitos dizem ser cristãos e estão com a sua salvação crucificada em um pedaço de madeira, precisando ser ressuscitada em Jesus Cristo.

 

            Entretanto o objetivo do nosso estudo é mostrar que o verdadeiro Deus é invisível aos nossos olhos, mas é real em todo universo.

 

            “Não é nenhum tolo aquele que dá o que não pode guardar a fim de ganhar o que ele não pode perder”. (Pensamento de Jim Elliot).

 

 

Jesus te ama.

 

 

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena           

 

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: