Legislador e Juiz

Legislador e Juiz

Tiago 4:12
Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julga o próximo?

Alusão

No nosso pequeno estudo, irei narrar Deus como Legislador e Juiz. O apostolo Tiago escrevendo a sua Epístola Universal, fez citação daqueles que no entendimento carnal querem julgar o seu semelhante, e ao mesmo tempo exorta para que tenhamos humildade reconhecendo que Deus é verdadeiro Juiz e Legislador que rege com equidade todas as causas.

No Antigo Testamento encontramos o seguinte:

Gênesis 18:25
Longe de ti que faça tal coisa, que mate o justo com o ímpio, que o justo seja como o ímpio, longe de ti, não faria justiça na terra?

Temos um versículo que elucida o pecado de Sodoma e Gomorra, que entrou em um estado espiritual de putrefação, e Deus resolveu destruir aquele local. Como o Senhor amava Abraão, o avisou para que o mesmo intercedesse em favor do seu sobrinho Ló.
O Soberano no universo jamais aceitaria injustiça diante a sua presença.

Salmo 97:1-2
01 – Reina o Senhor, regozije-se a terra.
Alegram-se as muitas ilhas.
02 – Nuvens e escuridão o rodeiam, justiça e juízo são à base do seu trono.

O Senhor Deus, jamais deixaria alguém ser condenado sem a sua devida defesa. De forma que Ele enviou os seus anjos para que o povo recebesse a mensagem e se arrependesse das suas ações pecaminosas; mas os sodomitas não deram credito ao que estava sendo anunciado e como conseqüência foram sentenciados pelo Juiz celestial.

Encontramos o “Salmista Asafe” vaticinando que ninguém deve zombar da Justiça Divina.

Salmo 50:6-7
06 – Os céus anunciam a sua justiça, porque é o próprio Deus que julga.
07 – Escuta, povo meu, e Eu falarei; ó Israel, e Eu testemunharei contra ti. Eu sou Deus, o teu Deus.

Asafe, que era um dos músicos do rei Davi, e escritor de 12 (doze), Salmos; mostrou nos versículos acima que o Senhor tem prazer na obediência e não nos sacrifícios humanos.
No entanto, Deus disse: Ouve; pois Ele mesmo é Juiz e nada se oculta aos seus olhos, isso porque possui os atributos de onisciência, onipotência, onipresença, transcendência e imanência. Tudo parte Dele e sem Ele nada pode existir.
Deus é o salvador através de Jesus Cristo, mas acima de tudo Ele é juiz. Não é com sacrifício humano que conseguimos chegar ao céu, mas com o Sangue precioso de Cristo, que fez libação por todos os homens.

O rei Davi escreveu um versículo que fortalece a fé daqueles quem se sentem desamparados precisando de um Juiz.

Salmo 68:5
Pai dos órfãos e juiz de viúvas é Deus em sua santa morada.

O Salmo para cantor mó escrito por Davi é uma ação de graça e livramento que o Senhor entrega aos que são fieis a sua Palavra. E no versículo referido acima o escritor expõe que o Senhor Deus dos Exércitos é juiz de viúvas e órfãos:
a) Materialmente – Deus cuida até das aves do campo, dos lírios e etc.;
b) Espiritualmente – Ele vela por todas as almas no universo, cuidando para que ninguém seja condenado; e quando alguém entra nas trevas exteriores do inferno, segue por vontade própria e nunca porque o Senhor deixou de cuidar.

Romanos 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Os que seguem a verdade absoluta de Jesus Cristo encontram uma saída para tudo que possa servir de obstáculo em na peregrinação até a eternidade de gozo e paz. Todavia, aos que andam em desobediência a Bíblia Sagrada, automaticamente é abatido no tempo presente.

Salmo 75:7
Deus é o juiz; a um Ele abate, a outro exalta.

Salmo de Asafe, para cantor mó Al-tarchete, mostrando que Deus entrega a vitória a todos os obediente aos seus juízos.

Salmo 94:2
Exalta-te, Tu que és Juiz da terra, da pago aos soberbos.

Não é fácil apresentar-se a um juiz na terra, todos temem; pois nunca se sabe o que acontecerá, especialmente quando somo culpados. Contudo, da justiça humana existe a possibilidade de ocultar alguma coisa sem que o magistrado tenha conhecimento. Mas diante de Deus é impossível alguém burlar alguma informação quanto aos nossos delitos. O Senhor abate os culpados e exalta aos inocentes.
No Novo Testamento está escrito no Livro de Atos dos Apóstolos, Pedro estando em Cesareia, recebeu uma ordem do céu para pregar o Evangelho para Cornélio o centurião, e assim a Palavra do Deus que é Juiz dos vivos e dos mortos, deveria torna-se conhecida pelos gentios.

Atos dos Apóstolos 10:42
E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.

Em toda Bíblia encontramos o Senhor trabalhando em favor da humanidade, porque Ele nunca desistiu do homem; contudo, a sua santidade não pode ser maculada, tendo em vista a razão da justiça e juízo serem à base do seu Trono, conforme versículo citado acima.

Nenhum evento fica despercebido aos olhos do Soberano sobre todas as coisas, bem como toda a ação praticada por cada ser humano.

Eclesiastes 3:15
O que é já foi, o que há de ser também já foi; Deus pede conta do que passou.

Somente Jesus Cristo é quem pode advogar a nossa causa diante de Deus. Existe somente uma particularidade, é que esse evento acontece durante a nossa vida terrena. E quando partimos para a eternidade não existe como intervir diante do Juiz Supremo, isso porque depois da morte segue-se a juízo.

I Epistola de João 2:1
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Hebreus 9:27
E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois o juízo.

Epilogo

Apocalipse 20:12
Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. E ainda outro Livro, o Livro da Vida, foi aberto. Então os mortos foram julgados, segundo suas obras, conforme o que estava escrito nos livros.

O próprio Jesus Cristo fez menção dos livros

João 14:48
Disse Jesus: Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

Jesus te ama.

Presbítero – Robson Colaço de Lucena
Webmaster – Alice Alves de Lucena
Webmaster – Alisson Alves de Lucena

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: