Doutrinas do Fundamento Bíblico

Doutrinas do Fundamento Bíblico

Na teologia encontramos quatro tipos de doutrinas que fazem relação com o mundo espiritual e material; são elas:
01 – Doutrinas de homens;
02 – Doutrinas de hereges;
03 – Doutrinas de demônio;
04 – Doutrina de Deus.
Vamos ver um breve resumo de cada uma:
01 – Doutrina de homens – São ensinamentos humanos que negligenciam toda relação com Deus e leva os homens a uma destruição eterna. Todavia, não devemos confundir esses preceitos com a vida secular, e o que aprendemos na universidade para uma vida profissional. O nosso aprendizado com o mundo físico e sobrevivência na terra está relacionado com a sapiência que Deus nos outorgou. Em outro âmbito, temos o conhecimento da Bíblia Sagrada, que muitas vezes são negligenciados por aqueles que não querem um compromisso com Jesus Cristo, e fica espiritualmente a deriva, sujeitos a toda sorte de investida do diabo.
Na Palavra de Deus encontramos um exemplo clássico que nega ao Senhor e estão segundo as suas próprias tradições; ou princípios humanos.
Marcos 7:6-7-8-9
6 – Respondeu-lhes Jesus: Bem profetizou Isaias a respeito de vós, hipócritas, como está escrito:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
7 – Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
8 – Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.
9 – E lhe disse-lhe ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardar a vossa própria tradição.
O maior exemplo do que lemos acima, encontramos em algumas religiões pagãs que pregam o cristianismo, e sorrateiramente impõem os dogmas, bulas, catecismos e ritualísticas que tiram a autoridade de Jesus Cristo e a repassa para medianeiros e medianeiras que não tem condição de salvar a si mesmo. E por incrível que pareça apresentam um líder humano que é infalível, não peca, e um pontífice de Deus na terra; em contradição com que a Palavra de Deus nos ensina. Como por exemplo:
Epistola de Paulo aos Romanos 3:23
23 – Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus,
24 – Sendo justificados, gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.
Notoriamente o vocábulo TODOS (que dizer: Conjunto de coisas atingindo a sua amplitude; ou seja: Sem deixar nada ou ninguém de fora; completamente, totalmente), os homens independente de qualquer coisa, estão dentro do grupo de pecadores que precisam de Jesus. E, nunca de um pecador que precisa da intervenção de outro mortal para redimir-se diante de Deus.
Epistola de Paulo aos Romanos 3:10
Não há um justo, nem um sequer.
A doutrina de homem leva a destruição eterna, porque nela está a exposição de ideologias e arranjos que ferem a santidade do Espírito Santo, deixando um pecador em uma situação cada vez que segue esse aprendizado.
02 – Na doutrina de Hereges – É tão nociva quanto à doutrina de homem, tendo como característica o fator de assumir o ódio contra as coisas de Deus; enquanto na primeira o pecado se apresente em oculto, na herética temos o questionamento de crenças contra Deus. É comum as blasfemas, perseguição, idolatria, rebelião, sacrifícios hediondos, fornicação e adultério contra a Palavra de Deus.
As diversas religiões pagãs que encontramos pelo mundo estão recheadas desse ensinamento, e por incrível que pareça até o ateu também é grande professor de heresias. Em outra escala temos os falsos valores dos humanistas que propõem o homem sem Deus. Isso é: Ensinam que é imoral que Deus aja por nós; aliciam que são capazes de ter ética e moral sem a intervenção Divina.
No Livro do Apocalipse de João encontramos o Senhor fazendo uma narrativa em relação aos falsos mestres hereges.
Apocalipse 2:6-15
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
8 – E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 – Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 – Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
12 – E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
13 – Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 – Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
15 – Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.

03 – Doutrina de Demônios – O próprio nome narra o quanto é maligna, e caso não quiséssemos, não precisaria tecer nenhum comentário porque o somente em ler o titulo, observamos o quanto é desolador este ensinamento. Contudo, vamos falar um pouco sobre ela para que não reste nenhuma duvida para aqueles que na maioria das vezes entram na tal, por não conhecer a Bíblia Sagrada. Na Primeira Epistola de Paulo a Timóteo encontramos o seguinte.
I Timóteo 4:1-2
1 – Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.
2 – Pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem a mente cauterizada a própria consciência.
Notamos no principio do versículo que a palavra “Espírito”, vem com o “E” maiúsculo, mostrando que se trata do Espírito Santo; esse destaque expõe que a Terceira Pessoa da Trindade (O Espírito Santo), expressando o amor e cuidado que Deus tem para conosco ao ponto do Espírito se apresentar de uma forma cuidadosa para que ninguém venha a se perder eternamente.
Todavia, devemos ter todo o cuidado para não cair no pecado de blasfema contra o Espírito Santo, o que incide quando praticamos as doutrinas de demônios.
Mateus 12:31-32
31 – Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens: mas as blasfêmias contra o Espírito não será perdoada-a
32 – Se alguém profere alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se, alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.
Agora vem o questionamento: Será que a fé que eu estou seguindo, é uma doutrina de Demônios?
Isso é fácil de responder por que as doutrinas malignas ensinam o espiritismo, que seja o alto (caridade e mesa branca), ou baixo (umbanda, candomblé e todos os rituais afro), a idolatria, o catolicismo romano, nova era e etc.
Vejamos outros textos Bíblicos.
II Epistola de Pedro 2:1-2
1 – Assim como, no meio do povo, surgirão falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de negarem o Soberano Senhor que os regatou, trazendo sobre si mesma repentina destruição.
2 – E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e , por causa deles, será infamado o caminho da verdade.
As primeiras ações da doutrina de demônio é negar a Deus, negar e eficácia do sacrifício de Jesus Cristo e blasfêmia contra o Espírito Santo. Perceba que todas as religiões pagãs impõem um mediador ou medianeira no lugar de Jesus. Quero dizer que aparece alguém que também dar o direito de entrar no céu.
Na Bíblia encontramos:
João 14:6
Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Também é comum na maioria das cidades não somente do Brasil, mas em todo mundo, que não entregam a Deus que senhor, e sim, um padroeiro ou padroeira.
Padroeiro (ª) – Significa: Protetor(ª), patrono(ª), defensor(ª) e etc.
A Bíblia mostra que feliz é a nação terra ou povo que Deus está em primeiro Plano.
SALMO 33:12
Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que Ele escolheu para sua herança.
Bem aventurado é o povo que coloca Deus como primazia em todos os âmbitos de suas vidas, seguindo os ensinamentos por Ele recomendados; com certeza é uma nação vitoriosa. Conquanto, que aos que negligenciam a vontade Divinal, só tendem as derrotas e tristezas.
04 – Doutrina de Deus – É a que todos os homens deveriam seguir, mas tendem a desviar-se porque a inclinação da carne é contra o espírito.
Por incrível que pareça as pessoas confessam que seguir a Bíblia é difícil; o que não é verdade, porque a Palavra de Deus traz ensinamentos para os homens, e não para os anjos. Ora, se a Doutrina de Deus é para os seres humanos, nunca encontramos sequer um versículo manando-nos fazer algo impossível; e sim, amar, perdoar, negar ao pecado, seguir a Jesus Cristo.
O pecado é difícil de seguir porque tudo que é má traz conseqüências drásticas. Vejamos um exemplo do pecado e Doutrina de Deus.
Tito 2:10
Não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda fidelidade, afim de ornarem, em todas as coisas, a Doutrina de Deus, nosso salvador.
Os ensinamentos do diabo são difíceis e até impossíveis de seguir como, por exemplo, alguém reencarnar ou passar por carmas para chegar a perfeição. Isso é uma mentira do espiritismo, que seja no oriente ou aqui no ocidente.
Hebreu 9:27
E como aos homens está ordenado morre uma só vez, vindo depois disto, o juízo.
Salmo 115:17
Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região de silêncio.
Jó 14:10-11-12
10 – O homem, porém, morre e fica prostrado;
expira o homem e onde está?
11 – Como as águas do lago se evaporam, e os rios se esgota e seca,
12 – Assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono.
Quando uma pessoa deixa de seguir aos ensinamentos de Deus, continuará pensando que tudo é impossível; mas, ao abraçar a Bíblia Sagrada entenderá que tudo é possível ao que crer. Então, se deparará com todas as vitorias que o Senhor determinou desde o principio da criação.
O Próprio Jesus deu testemunho da Doutrina de Deus como exemplo de vida para todos os homens a seguirem em obediência.
João 7:16-17-18
16 – Disse Jesus: O meu ensinamento não é meu, e sim daquele que me enviou.
17 – Se alguém quiser fazer a vontade Dele, conhecerá a respeito da Doutrina, se ela é de Deus ou se falo por mim mesmo.
18 – Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria gloria; mas o que procura a gloria do que o enviou, esse é verdadeiro, nela não há injustiça.
Então a Doutrina de Deus é boa e diferente do que o mundo ensina; por esse motivo devemos mudar o nosso comportamento e nos retroceder para o que santo e eterno. Sabendo que a nossa vida é passageira, e em pouco tempo que temos aqui na terra temos que dar prosseguimento às coisas de Deus para que novas vidas sejam alcançadas através do Evangelho de Jesus Cristo.
Mateus 28:19-20
19 – Ide, portanto, fazei discípulo de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;
20 – Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.

Presbítero Robson Colaço de Lucena
07/09/2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: