Será que o homem pode viver sem Deus?

Será que o homem pode viver sem Deus?

Colossenses 1:16-17

16 – Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam os tronos, sejam as soberanias, quer os principados, quer as potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

17 – Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

No mundo atual muitos vivem como se Deus não existisse, ou se não fosse dar contas das suas obras; agem na posição de inimigo do Senhor, ignorando e até desprezando a doutrina sagrada. Atua na posição do criador todo poderoso, e quer que Deus seja uma criatura escrava de plantão para qualquer necessidade e eventualidade humana. Isso é: Alguém para curar nas doenças; para dar bens matérias; abençoar com a paz e longanimidade de vida. De maneira que Deus tem de atender todas as solicitudes do homem,  ficando quietinho para que os mesmos possam pecar e fazer tudo que lhes der na cabeça, sem ser incomodado. Contudo, essa ideologia não passa de uma inspiração bestial do diabo para condenar o maior número de pessoas que ele possa tragar.

É impossível a raça humana viver sem Deus; qualquer pensamento diferente da adoração e dependência do Senhor leva a condenação eterna. Existe uma música evangélica da cantora Aline Barros que traz uma estrofe que cita: “Distante de ti Senhor, não vale apenas existir”. É um hino muito lindo que narra um intimo relacionamento entre criatura e Criador, externando o verdadeiro amor que devemos evidencia em agradecimento pelo Ele ter criado todas as coisas ao nosso favor.

No Livro de Eclesiastes mostra o quanto consistir ao mundo espiritual, tendo em vista não somos apenas um ser biológico, mas trazemos uma essência espiritual, daí o motivo que as coisas terrenas geram muita fadiga e nunca sentimos uma alegria perfeita no mundo presente.

Eclesiastes 2:10-11

10 – Tudo quanto desejam os meus olho não lhes neguei, nem o privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas.

11 – Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.

O homem sem Deus está sempre no cansaço, porque é incompleto; fica  buscando o prazer carnal, isso é um sinal de inquietação interior.

A humanidade deve entender que tem uma partícula do Senhor; de outra forma seria apenas um ser material como os outros animais que compões a fauna na face da terra.

Gênesis 1:26 – Disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre a terra e sobre todos os répteis  que rastejam sobre a terra.

Notoriamente o homem domina tudo na terra, o que de certa forma é bom; mas, em outro âmbito vem à tendência de depositar todo o tempo e existência efêmera no mundo atual, o que distanciam muitos do plano de Deus.

Todas as coisas foram feitas para Ele e por intermédio Dele; e nós somos apenas meros aproveitadores da criação Divinal. De maneira que os ímpios não se contentam em aproveitar as dádivas celestiais e agem como parasitas usurpadores de tudo sem ter o mínimo de reverencia ou agradecimento por todos os bens no universo.

João 1:3

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Quer queira ou não o raça humana precisa de Deus, pois sem Ele não pode haver:

  • Alegria;
  • Paz;
  • Expressão espiritual.

Estamos aqui com um propósito  maior, e necessitamos descobrir qual é esse objetivo; reconhecendo que o Senhor é quem aplana o nosso caminho.

Provérbios 3:6

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Estamos vendo passo a passo que o homem não pode viver sem Deus, especialmente porque Ele nos traçou com um perfil diferente das outras criaturas. Temos a capacidade de:

  • Amar;
  • Pensar;
  • Inventar engenharias;
  • Sonhar e etc.

Outro fator importante é que somos filhos Dele, o que nos coloca em uma esfera tão sublime que o diabo sente ódio; e infelizmente trabalha incansavelmente para impedir a nossa jornada de adoração.

Romanos 8:16-17

16 – O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17 – Ora, se somos filhos, somos também herdeiros de Deus e co herdeiros com Cristo; se com Ele sofremos seremos também com Ele glorificados.

Somos filhos de Deus, agora não vamos confundir com as criaturas de Deus. São os filhos aqueles que aceitam a Jesus Cristo como único e suficiente salvador, recebendo assim a adoção. Enquanto, os que rejeitam a Jesus, são criaturas que passam pela vida terrena, tem a sua história e lamentavelmente sofrerão a eternidade no inferno ao lado do diabo.

João 1:2

Mas, a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que crêem em seu nome.

Vimos um caso clássico dos que aceitam a Cristo e tornam-se filho de Deus; ao mesmo tempo mostra o imperativo: “A SABER, OS QUE CRÊEM EM SEU NOME”; denotando que os que não crêem estão em uma situação critica.

Assim se alguém não é filho do Senhor, automaticamente torna-se filho do diabo. Vejamos isso na Bíblia Sagrada.

João 8:44

Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando profere mentiras fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

Perceba que o diabo é o pai dos pecadores e também da mentira, e não existe como ter duvidas no versículo porque o mesmo é explicito, não deixando sombra de dúvidas quanto o oficio de destruição do diabo.

Na Epistola de João, encontramos outro versículo que traz uma narrativa forte em relação ao pecado e separação de Deus.

I Epístola de João 3:8

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o principio. Para isso o Filho de Deus se manifestou; para destruir as obras do diabo.

Notoriamente o apostolo João cita o diabo como o senhor dos pecadores com o domínio total da situação. Enquanto Jesus Cristo manifesta a sua obra salvífica para resgatar os que desejam estarem com Deus.

Outro texto riquíssimo foi citado por Paulo, narrando o homem como nova criatura.

II Epístola de Paulo aos Coríntios 5:17

E, assim, se alguém está e Cristo, é nova criatura; as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo.

Tem-se uma nova criatura, indiscutivelmente existe também a velha. Então, está evidenciado os que são filhos de Deus com uma nova natureza espiritual, e as velhas que continham na pratica do pecado, seguindo as doutrinas do diabo.

Por fim vamos ler um versículo de Paulo aos Romanos mostrando o quanto somos preciosos para Deus, e que não podemos viver sem Ele. Caso contrário acontece o medo e total destruição eterna.

Romanos 5:15

Porque não recebestes o espírito de escravidão para estardes outra vez em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos de Deus pelo qual clamamos. Aba. Pai.

Somo filhos de Deus e o Espírito Santo é quem nos outorga essa liberdade; basta tão somente aceitarmos a Jesus como salvador, e andar em novidade de vida.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

OTPB – 2219 * Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Missão América

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: