Anjo da Guarda

Anjo da Guarda

Salmo 34:7

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

 

                Desde os tempos remotos, o homem que não conhece as Sagradas Escrituras vive com uma indagação, e muitos em uma doutrina de engano quando se refere aos anjos. No entanto em um pequeno espaço de tempo falar sobre o assunto de maneira superficial.

 

                Notoriamente a Bíblia faz citação dos anjos que estão nas sete Igrejas da Ásia (Apocalipse Cap 2 e 3), o que percebemos que cada Igreja ou nação tem um anjo que serve de portador das grandes vitórias, uma vez que no original a palavra anjo é Malakan (mensageiro/em hebraico). O próprio Jesus Cristo faz citações de anjos que nos guarda o que deixa margens para que creiamos em um anjo que nos assiste e que em muitos casos dão livramentos as crianças.

                Vejamos uma citação

Mateus 18: 10

Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm à face de meu Pai, que está nos céus.

 

                No caso de Maria mãe de Jesus o Anjo Gabriel anunciou o nascimento do pequeno salvador do mundo e a o que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas; deu diversos livramentos por determinação de Deus, quando a mesma sofria perseguição do rei Herodes.

Lucas 1: 19

Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas.

 

                Eles são milhares de milhares e milhões de milhões (Apocalipse 5:11 – Daniel 7:10). Todos com a função de adorar e cumprir as determinações de Deus.

 

                                A Bíblia revela que são organizados obedecendo uma hierarquia.

 

·        Arcanjo – É um termo cujo prefixo indica a mais elevada posição. O prefixo ARC – significa principado. Havendo apenas um Arcanjo que é Miguel, o qual a sua posição é superior aos demais anjos, tem uma missão protetora em relação ao povo de Israel (Ver em Daniel 10:13, 21; 12:1)

·        Querubim – No hebraico o vocábulo Querub, aparece com o sentido de guardar, cobrir. Os Querubins são uma classe especial de anjos diretamente relacionado com o trono de Deus. A Bíblia declara que Deus habita entre os Querubins (I Samuel 4:4; II Reis 19:15; Salmo 80:1; Isaias 37:16)

·        Serafins – Esse vocábulo deriva do hebraico Seraph, que significa ardente, refulgente ou brilhante. Segundo a Bíblia, eles estão envolvidos diretamente com o serviço de adoração ao Deus Todo-Poderoso (Isaias 6:1-3). São seres que proclamam a santidade divina.

·        Tronos – No original esta palavra tem uma relação vital com o Trono de Deus e com a sua soberania. A metáfora de “Tronos”, na forma plural indica essa classe de anjos sobre os quais Deus, o Senhor, se assenta e reina sobre todas as coisas (I Samuel 4:4; II Reis 19:15; Salmos 80:1; Salmo 99.1). Os Querubins se identificam perfeitamente a esta classe de seres angelicais como “Anjos Tronos”.

·        Domínios – Esse termo aparece em algumas versões como “Soberanias”. Portanto, “Domínios” é uma classe de anjos que executam ordens da parte de Deus sobre as coisas criadas. Possuem poderes executivos para atuarem no universo, e especialmente sobre a terra.

·        Principado – Outro termo muito próximo de dominadores, mas que possuem atividades de Príncipes do Reino de Deus. A relação do termo “Principado” pode ser ilustrada quando nos reinos da terra os principados regem sobre territórios pertencentes ao reino de um pais. Na Bíblia existe outro Príncipe das hostes celestiais chamados Miguel, o qual exerce seu cuidado proveniente e protetor sobre a nação de Israel (Daniel 10:13)

·        Potestade – Refere-se a anjos especiais que executam tarefas especiais da parte de Deus. Não são poderes isolados, mas são investidos para exercerem atividades especificas (I Crônica 21:15-27; Salmo 103:20)

 

 

                Percebemos em um pequeno resumo sobre a Classificação Angelical, que Deus determina um anjo para cada tarefa, nação a até mesmo sobre as pessoas. Embora o termo “Anjo da Guarda” não apareça na Bíblia, temos toda autoridade para tomar posse desta benção. É como o vocábulo Santíssima Trindade, que também não encontramos nas Sagradas Escrituras. Mas é notório que existe o Pai, o Filho e o Espírito Santos.

                Isso porque o termo Trindade e Anjo da Guarda são palavras novas para o nosso dialeto.

                Entretanto quero chamar a sua atenção para que não venha a cair na tentação de adorar aos anjos, como acontece com muitas pessoas do tempo atual. Temos que reconhecer que os seres angelicais são apenas nossos protetores por ordem de Deus. E eles não aceitam esse ritual pagão e humano.

 

Apocalipse 19: 10

Então lancei-me aos seus pés do anjo para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

 

 

                Deus abomina e condena quem adora aos anjos.

 

Colossenses 2:18-19-20

18- Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal,

19- E não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.

20- Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo.

 

 

                Quero terminar deixando um versículo para a sua meditação e para que você fortaleça o seu laço espiritual com Deus.

 

Salmo 91: 11

 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

 

 

 

Jesus te ama.

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

 

Visite o site: http://missaoamerica.googlepages.com

Faça donwloard de Pregação e Musicas em mp3 no site: http://missaomp3.googlepages.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: