Deus é Luz

Deus é Luz

 

Salmo 104:1-2

Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo, estás vestido de gloria e de majestade.

Ele encobre-se de luz como um vestido, estende os céus como cortinas.

 

I – Alusão

 

            O Saltério 104, é um dos mais importantes capitulo sobre a história da criação do mundo. Fala das primeiras coisas feitas por Deus na semana da criação do nosso cosmo, mostrando que acima de tudo Deus é luz.

 

Gênesis 1:2-3

1 – No princípio criou Deus os céus e a terra.

2 – A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

3 – Disse Deus: haja luz. E houve luz.

4 – Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

 

            O principal elemento que o Senhor criou, foi à luz. Porque Ele é luz. A mesma conserva gera vida, alegra, traz calor e etc.

 

II – Queda do homem

 

            É conhecido que no período de Adão, o homem vivia espiritualmente em luz. Mas um dia ao pecar, começou a andar em trevas. Motivo principal foi o conhecimento do bem e do mal. Entretanto, Deus na sua misericórdia se comoveu com a fraqueza humana e nos deu a luz.

 

Mateus 4:16

O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou.

 

            Os pioneiros da navegação ao velejar, pela costa litorânea à noite enfrentaram diversos perigos, pois estavam sujeitos a encalhar ou quebrar o casco das embarcações. No ano 700 A. C., foi criado o habito de fazer fogueiras que iluminava as costas litorâneas. Eram os Gregos e os Egípcios que faziam tais tarefas, confiadas a sacerdotes.

            No ano 285 A. C., o arquiteto Grego Sostrato de Cnido, conquistou uma pequena ilha na Alexandria, na qual edificou um farol com 135 metros de altura, iluminada com carvão e um conjunto de espelhos de metal que projetava um raio de luz a 50 Km de distancia.  Foi considerada uma das sete maravilhas do mundo (O Farol da Alexandria).

            No ano de 1375 D. C., um terremoto destruiu o resto da torre (A base do farol era feita de bloco de vidros).

            Foi uma bela invenção que beneficiou a humanidade durante muitos anos. Espiritualmente não fez nada pôr ninguém e tempo se encarregou de destruí-la.

            Baseado nesse marco material quero chamar a sua atenção para luz de Deus, que é um farol espiritual de todos os homens que vem a este mundo. Não deixando nenhuma alma encalhar no mar da vida.

 

III – Luz Joanina

 

João 1:9

Ali estava Jesus, a verdadeira luz que ilumina a todos os homens que vem ao mundo.

 

            Na leitura do Evangelho de João capitulo 1:1-9, encontramos a menção do vocábulo “luz” por seis vezes, vaticinando o número do homem, isso porque fomos criados no sexto dia de Deus.

 

            A energia básica de todo universo é a luz. Na Bíblia não é diferente, tudo está voltado para a mesma, pois Deus é luz.

            O Apostolo Paulo escrevendo a Timoteo, fez seria exortação, mostrado o Senhor como a luz.

 

I – Timoteo 6:16

Aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível. A quem nenhum homem viu e nenhum pode ver; ao qual seja a honra e poder e sempiterno, amém.

 

            Nesta passagem encontramos o clímax da inspiração pelo Espírito Santo, dizendo que o Senhor é inacessível, caso o pecador queira entrar diante do seu Trono. Só quem pode se aproximar Dele é o salvo e esse processo dar-se quando o homem parte da vida terrena pela morte.

            No novo milênio estamos enfrentando uma disseminação da Nova Era com as suas crenças pagãs e ensinamentos heréticos. Por incrível que pareça a principal doutrina ensinada é que o homem é luz, independente de Deus.   Mas a Palavra do Senhor nos ensina que toda e qualquer iluminação benéfica vem de Jesus Cristo.

            Encontramos na Bíblia seres luminosos, mas acima de tudo eles estão em obediência ao Todo Poderoso. Esses são os anjos bons; teologicamente conhecidos como: luminosos, flamejantes e etc.

 

II Aos Tessalonicenses 1:7-8

7 – E a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo,

8 – E tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

 

            Os anjos, mesmo com a sua gloria celeste, são dependentes de Deus em tudo, nunca tomam decisões próprias, estão sempre adorando e servindo ao Soberano sobre todo o universo, que seja visível ou invisível.

 

IV – Epílogo

 

Tiago 1:17

Toda boa dádiva e tom dom perfeito, vem do alto, descendo do Pai das luzes, em que não há mudança nem sobra de variação.

 

I João 1:5

Esta é a mensagem que Dele ouvimos e anunciamos: Que Deus é Luz, e não há nele trevas nenhuma.

 

I João 1:7

Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todos os pecados.

 

            Todo o caminho humano dava em trevas, estávamos no pecado. Mas um dia o Nosso Senhor Jesus Cristo, rompeu a barreira de escuridão que estava entre a terra e o céu, através da sua crucificação.

            Dessa forma a origem do nome cruz é “Aquilo que cruza”.

 

            Assim as trevas foram crucificadas pela luz de Jesus.

 

Jesus te ama.

 

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: