Espiritismo

 

Espiritismo

 

Com toda certeza o espiritismo é a mais antiga ilusão religiosa conhecida. Mas, o seu reavivamento deu-se no final do ano de 1847, e fortalece a cada dia.

A sua classificação segue da seguinte forma:

Espiritismo comum
Baixo espiritismo
Espiritismo cientifico
Espiritismo Kardecista

Pequeno Comentário

O ressurgimento se deve as duas jovens norte americanas: Margaret Fox e Kater Fox, de Hydeville em New York.

No mês de dezembro de 1847, Margaret e Kate, respectivamente de doze e nove anos, começaram a ouvir batida em diferentes partes da casa que residiam. No começo pensavam que esses ruídos fossem produzidos por ratos que infestavam a casa. Mas quando os lençóis começaram a ser arrancados das camas por mãos invisíveis, cadeiras e mesas tiradas dos seus lugares, perceberam que estava acontecendo fenômenos sobrenaturais. A partir de então, as meninas criaram uma forma de comunica-se com o autor dos ruídos, que respondia as perguntas com determinado numero de batidas.

Enquanto propagavam-se sessões espíritas nos Estados Unidos da América do Norte, a Inglaterra se propagavam bem a frete de tal manifestação. Conquanto o personagem que ganhou destaque na França e no mundo foi ALLAN KARDEC. Leon hipopolite Rivail (O verdadeiro nome de Allan Kardec), nascido em Lião em 1804, filho de um advogado, tomou o pseudônimo de “Allan Kardec” por acreditar ser ele a reencarnação de um poeta celta desse nome. Alegava ter a missão de pregar uma nova religião, que começou a fazer no dia 30 de abril de 1856.

Um ano após publicou o Livro dos Espíritos que serviu de fortalecimento na propaganda espiritista. De 1861 a 1867 publicou quatro livros: Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Céu e Inferno de Gênesis.

O Brasil, hoje é considerado o líder mundial do Espiritismo, tem os Estados do Rio de Janeiro e Bahia como principal foco espírita da nação. Uma estatística publicada por uma revista nacional afirma que 72% dos católicos brasileiros são freqüentadores de centros espíritas.

Anteriormente mostramos que o espiritismo está divido da seguinte maneira:

Espiritismo comum
Baixo espiritismo
Espiritismo cientifico
Espiritismo Kardecista

Espiritismo Comum

Quiromancia – Adivinhação pelo exame das linhas da palma da mão. O mesmo que quiroscopia.
Cartomancia – Adivinhação pela decifração de combinações de cartas de jogar
Grafologia – Estudo dos elementos normais e principalmente patológicos de uma personalidade, feito através de sua escrita
Hidromancia – Arte de adivinhar por meio de água
Astrologia – Estudo e/ou conhecimento da influencia dos astros, especialmente dos signos, no destino e no comportamento dos homens; também conhecido como “uranosopia”.

Baixo Espiritismo

O baixo espiritismo, também conhecido como espiritismo pagão, inculto sem disfarce, identifica-se pelas seguintes praticas:

Vodu – Culto negro antilhanos , de origem animista, e que vale de certos elementos do ritual católico. Praticado principalmente no Haiti.
Candomblé – Religião dos negros ioruba, na Bahia.
Umbanda – Designação dos cultos afro-brasileiros, que confundem com os da macumba e dos candomblés a Bahia, xangô do Pernambuco, pajelança da Amazônia, do catimbó e outros cultos sincréticos.
Quimbanda – Ritual de macumba que se confunde com o do umbanda
Macumba – Sincretismo religioso afro-brasileiro, derivado do candomblé, com elementos de varias religiões africanas, de religiões indígenas brasileiras e do catolicismo.

Espiritismo Cientifico

Conhecido como Alto Espiritismo, Espiritismo Ortodoxo, Espiritismo Profissional ou Espiritualismo.

Ecletismo – Método filosófico dos que não segue sistema algum, escolhendo de cada sistema a parte que lhes parece mais próxima da verdade.
Esoterismo – Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da verdade reserva-se a um numero restrito de iniciados, escolhido por sua inteligência ou valor moral.
Teosofismo – Conjunto de doutrinas religiosos – filosóficas que tem por objetivo a união do homem com a divindade, mediante a elevação progressiva do espírito até a iluminação. Iniciado por Helena Blavatsky, mística norte americana (1831 – 1891), adepta do Budismo de do Lamaísmo.

Espiritismo Kardecista

O espiritismo kardecista é a classe de espiritismo mais comum no Brasil.

Possibilidade de comunicação com os espíritos desencarnados
Crença da reencarnação
Crença que ninguém pode impedir o homem de sofrer as conseqüências dos seus atos
Crença na pluralidade dos mundos habitados
Caridade com virtude única, aplicada aos vivos e aos mortos
Deus, embora exista, é um ser impessoal habitando em um mundo longínquo.
Mais perto dos homens estão os espíritos guias.
Jesus foi um médium e reformador dos Judeus, nada mais que isto.

Na Bíblia Sagrada não temos nenhuma doutrina que enfatize qualquer vinculo com o espiritismo. Pelo contrario, todas as passagens divergem com tal ensinamento.

Como no em Hebreus 9:27, apenas este versículo derruba qualquer ensinamento de reencarnação ( De re- + encarnar. V. int. V. p. 1. Reassumir (o espírito) a forma material. 2. Tornar a encarnar).

Hebreus 9:27

E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.

Juízo é Ato de julgar; julgamento. De forma que é uma prestação de contas do homem para com Deus.

Mas se tratando de ressurreição (Ato ou efeito de ressurgir ou ressuscitar; ressurgência). Isso é voltar no próprio corpo. Observe que todas as ressurreições que a Bíblia cita, a alma voltou para o mesmo corpo, e não nasceu em outro.

Se tratando de passagens Bíblicas, encontramos sete ressurreições:

O filho da viúva de Saretpta – I Reis 17:19-22
O filho da Sunamita – II Reis 4:32-35
O caso do defunto que foi lançado na cova do Profeta Eliseu – II Reis 13:21
A filha de Jairo – Evangelho Segundo Marcos 5:21 / 35-43
O filho da viúva de Naim – Evangelho Segundo Lucas 7:11-17
Ressurreição de Lazaro – Evangelho Segundo João 11:1-46
Ressurreição de Dorcas – Atos dos Apóstolos 9:36-43

No meio da miscelânea de mentiras que o espiritismo prega, traz como ápice que o homem ao morrer e ressuscitar, vêm com a índole melhor. Isso é: O homem que na primeira vida era ruim, ao ressuscitar traz um bom carma ( Do sânscr. karman, ‘ação’. S. m. Filos. 1. Nas filosofias da Índia, o conjunto das ações dos homens e suas conseqüências.). Em poucas palavras – O homem vai ficando bonzinho até se tornar perfeito.

Analisemos esse ensinamento

Faz um pouco mais de seis mil anos de história do homem na terra. Caso ele morresse e renascesse melhor. Qual o motivo que a vida neste mundo ao invés de melhorar, está se tornando insuportável. Era para o mundo ser perfeito.
Se o homem tem condição de auto justificar (Ficar livre do pecado com suas ações), porque DEUS enviou JESUS para nos salvar. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Não existem motivos para adicionar nenhuma vírgula a Bíblia Sagrada uma vez que Ela mesma faz forte advertência. Apocalipse 22: 18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;
19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. Mostra desta maneira que o Evangelho Segundo o Espiritismo é a maior heresia já pregada na face da terra.

Na Segunda Epistola do Apostolo Pedro 1:20 Diz: sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Mostra que a Bíblia interpreta a Bíblia, e não precisa de corações humanos tomado por inspirações demoníacas para engodo dos pecados.

Jesus te ama

Presbítero Robson Colaço de Lucena

 

Visite o site:

 http://missaoamerica.googlepages.com

 

Faça donwloard de Pregação e Musicas em mp3 no site:

 http://missaomp3.googlepages.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: