Jesus Chorou

Jesus Chorou

 

 

João 11:35

Jesus chorou.

 

Gramática: Chorar – Ato de derramar lagrimas, por saudade, dor, etc.

 

 

I – Choro de Cristo

 

            O versículo acima e parte da história de Lazaro, irmão de Maria e Marta, os que seguiam a Jesus e o hospedara. O Senhor os amava muito, e em certa oportunidade que estava pregando em Jerusalém, foram avisá-lo que Lazaro estava muito doente. No entanto Jesus sabia do que se passava; vindo visitá-lo ao quarto dia depois que fora sepultado.

            Vale apenas notificar que entre Jerusalém e Betânia a distancia era apenas de 3 Km, ou seja 25 minutos que na linguagem Bíblia é de 15 estádios.

            Na vinda de Jesus para Betânia, Marta correu ao seu encontro e o Senhor a consolou, indo nesse momento em direção ao tumulo de Lazaro. Chegando aquele lugar sepulcral, mandou que removessem a pedra que fechava a caverna e falou: Lazaro, sai para fora!

            O Jovem falecido era bem amado por Cristo, de forma que voltou para a vida terrena. Isso aconteceu para que o nome de Deus fosse exaltado diante de toda a humanidade.

            Jesus estava à pequena distancia daquele fúnebre acontecimento, e como Deus Ele sabia de tudo que se passava. Mas para dar uma lição da sua soberania e poder, deixou que o seu amigo morresse para posteriormente suscitá-lo.

            Deus está perto da humanidade, sendo que a vitória pertence aqueles que clamam o livramento e realmente crê na graça que Nele superabunda.

 

 

II – Choro Imperial

 

            O rei Ezequias, que se julgava muito importante, em certo dia foi acometido de uma enfermidade na perna, período esse que Deus mandou o profeta Isaias lhe entregar uma mensagem dizendo: Põe tua casa em ordem – Isso significava que o rei morreria.

 

II Reis 20:1-3-3

1 – Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás.

2- Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo:

3 – Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo.

 

            E como Ezequias era fiel ao Senhor do universo, fez que Soberano determinasse uma nova ordem. Que a sua vida terrena fosse acrescentada mais quinze anos.

 

II Reis 20-4-5-6

 

4 – E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:

5 – Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.

6 – Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi.

 

 

            Mostra que quando se anda em fidelidade diante de Deus  grande dádivas são determinadas na nossa jornada peremptória.

 

 

III – Choro de Pecador

 

            Davi, que era integro com o Reino de Deus, em certo dia não tendo o que fazer resolveu cair no pecado de adultério com Bete Seba esposa do soldado Urias. E sentindo a separação do Espírito de Deus, arrependeu-se.

 

Salmo 38:6

Estou encurvado, estou muito abatido, ando chorado o dia todo.

 

            O rei Davi passou por um processo difícil, mas mostrando-se arrependido para com Deus, recebeu o perdão e teve uma nova vida.

 

IV – Choro Pelo Messias

 

            Estando Jesus Cristo ao caminho do golgota, as mulheres que o acompanhava choravam amargamente pensando que resolveriam alguma coisa.

            Mas além da dor e sofrimento de Cristo, Ele teve forças para consolar as mulheres e advertir a grande destruição que assolaria aquele povo.

 

Lucas 23:28-29-30-31

28 – Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.

29 – Porque dias hão de vir em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!

30 – Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós; e aos outeiros: Cobri-nos.

31 – Porque, se isto se faz no lenho verde, que se fará no seco?

 

            A árvore verde e jovem que Jesus estava falando era Ele mesmo, que seria consumido pelo intenso calor da dos pecados humanos

 

 

E o lenho seco, era Jerusalém, que seria assolada pelas idolatrias e por não ter recebido o Messias (Cristo), cumprindo-se o que fora vaticinado pelo profeta Ezequiel.

 

Ezequiel 20:47

E dize ao bosque do sul: Ouve a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que acenderei em ti um fogo que em ti consumirá toda árvore verde e toda árvore seca; não se apagará a chama flamejante, antes com ela se queimarão todos os rostos, desde o sul até o norte.

 

            As nações gentias que não aceitaram a Jesus como salvador de suas almas ficarão aqui  na terra sob a égide do anticristo. Lembrando que  ouve uma desolação em Israel no ano 70 d.C, com o general Tito, arrasando os Judeus, e outro evento ocorreu na segunda guerra mundial quando Adolf Hitler matou mais de seis milhões de Judeus. Sem falar que eles tem sofrido até os dias atuais.

 

V – O Último Pranto

 

            O evangelista João, estava diante do Livro Selado, e chorava muito. Mas Jesus consolou e abriu o Livro para nos dar vitória e julgar o inimigo das nossas almas.

 

Apocalipse 5:4-5

4 – E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele.

5 – E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.

 

Essa é o nosso triunfo…

 

Apocalipse 21:4

E Jesus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

 

VI – Epilogo

 

            Não é mais necessário chorar pela morte de Jesus; Ele ressuscitou. Mas se sair alguma lagrima dos nossos olhos que sejam de arrependimento pelos nossos atos, ou por amor a Deus e anseio pela vida eterna.

 

Jesus te ama.

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: