Morte e Vida

Morte e Vida

 

  14:14

Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias do meu combate esperaria; até que viesse a minha mudança.

 

 

            O patriarca Jó, em momentos difíceis que estava passando em sua vida, fez uma abertura para duas realidades que todo ser humano enfrenta.

 

§  A Vida

§  A Morte

     

I – A Vida

 

      O sábio Salomão, homem impar, não havendo outro de tamanha sabedoria, chegou a enfatizar a vida como um lago sem significado. Isso porque ele estava esperando nas cousas do tempo presente.

            No livro de Eclesiastes, por 28 vezes, ele repete o termo “Debaixo do Sol”, mostrando dessa forma; tudo que a vida humana oferece é passageiro.

 

§  Ele começa retratando a ciência e a sabedoria. Pôr fim mostra que traz muito cansaço;

§  Procura alegria em centenas de mulheres, criando o harém. Mas isso também não trouxe satisfação;

§  Buscou a filosofia, vinhos, histórias jocosas, músicas eruditas. Entretanto o vazio continuou;

§  O tempo do riso chegou, sendo convocando todos os palhaços, padeiros e doceiros. Porém uma risada gostosa acontece no período exato. Sendo em demasia se torna cansativa;

§  Desta vez chega os edifícios, aquedutos, estradas, pontes, jardins, com a presença de engenheiros, arquitetos e os artífices. Mais um brinquedo que Salomão joga fora;

§  Surge à vontade e imitar a Deus, e criar um belo jardim com rosas raras e exóticas. Mais um éden humano que vai de água a baixo;

§  A arte toma todas as partes com belos quadros, esculturas e as mais variadas obras eternas que encantam o homem. Conquanto que não satisfaz o ego do sábio;

§  Pôr fim tenta ser musico, e até se destaca como amador. Porém outro projeto que sai da mesma forma entrou.

 

           Como toda razão Dr. Pierson disse: “O homem é grande demais para este planeta, aqui não pode haver felicidade”.

            Esse pensamento abre um prisma que mostra o ser humano passando apenas uma fase de aperfeiçoamento. Não como moradia eterna, ou com estabilidade no presente. Isso porque nos fomos criados para morar ao lado de Deus. “O hoje está sempre aqui; o amanhã não”…

 

            Provas e sofrimento sempre são usados como ferramentas que Deus nos aperfeiçoa; são instruções que vem de cima.

            O atleta é submetido à doutrina rígida, não para castigá-lo. E sim, para prepará-lo para ser vitorioso nas competições.

            Enfim, a vida é o processo de Deus para uma melhor integração no céu. Ninguém pode usufruir de um bom salário e posição social, sem antes ter passado por uma universidade e os requisitos exigidos pelos cursos superiores. Assim acontece também com as coisas de Deus, que nos entrega dons de acordo com o nosso mérito e disciplina. Não pense que essa vida é algo mui precioso materialmente, e sim à preciosidade está no espiritual.

            Só o ouro suporta grandes temperaturas; com esse processo as impurezas são destruídas. O Senhor age como o metalúrgico celestial, nos pondo a prova do fogo. E fica esperando chegar ao ponto da perfeição. De forma que quando todo que ruim sai das nossas vidas, Ele nos leva a sua presença.

 

II – A Morte

 

            Para o homem na sua natureza carnal, a morte é uma desgraça, miséria ou maldição. No que se referem aos homens espirituais, eles aceitam a morte como uma dádiva de Deus, para os levarem ao Trono da sua Graça e contemplar a sua formosura.

            Sem a morte é impossível está com Jesus Cristo; exceto para aqueles que irão serem arrebatados.

            Porém iremos fortalecer os nossos enlaces com o Senhor, a través de um versículo escrito pelo Evangelista João.

João – 11:25

Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim ainda que morra viverá.

 

            Mostra-nos que a nossa esperança não está nos dias hediondos que estamos passando no século presente, mas na esperança que guardamos em Jesus, o qual nos deu completo acesso ao Reino dos Céus.

            Não pense que vai ser fácil receber a salvação em Cristo. Com toda certeza Ele nos entrega a mesma. Entretanto, precisamos fazer a nossa parte, que é a fidelidade ao nosso salvador.

            A grandeza de um homem não está nos seus troféus, ou diplomas. Mas na medida de submissão que se tem diante de Deus. Não se trata do que você é, ou do que seja você; e sim, se Deus domina a sua vida.

 

            Não é fácil a noiva esperar o dia da suas núpcias. Conquanto, se ela está resguardada para o evento, a chegada é certa.

            Da mesma maneira, não é simples ficar esperando o Senhor Jesus, ou o dia da nossa morte. Porém se morremos salvos a ressurreição é concreta.

            O apostolo Paulo, fez uma forte menção aos cristãos em Corintios, no exato momento que eles passam por uma crise de ansiedade que assolava os seus corações.

            Quando chega a ânsia, desaparece a esperança; pôr sua vez não havendo esperança, o homem estará vencido. Há um adágio que diz: “A esperança é a última que morre”. Mas se tratando dos cristãos que esperam o Senhor; “A esperança nunca morre”.

 

            Vejamos o que Paulo escreveu aos Corintios:

 

I Aos Corintios 15:19-20

19 – Se esperarmos nesta vida, somos mais miserável de todos os homens.

20 – Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito ás primícias dos que dormem.

 

            Mostra que o nosso Redentor vive como foi citado pelo profeta Jó, no livro em que começamos esse estudo.             Se Jesus está vivo, com toda certeza nós que fomos fiéis a sua causa estaremos gozando com Ele a vitória jamais comemorada em todo o universo.

            Observe que no principio do nosso estudo, o patriarca há muitos anos atrás fez uma pergunta que no seu tempo não havia resposta. Em contra partida, Jesus na sua simplicidade respondeu com a maior facilidade: “Eu sou a ressurreição”, mostrando dessa forma que Ele venceu, e nós somos mais que vencedores.

            Notoriamente, quem vence uma prova de formula “Um”, é o piloto que passa em primeiro lugar na faixa de chegada. Em conseqüência toda a equipe recebe também a vitória.

            Tratando-se do assunto celestial, Jesus Cristo, já passou da chegada no céu, em conseqüência todos os que morrem Nele são mais que vencedores.

 

            As alegrias se tornam melhores se ocorreram tristezas no meio dela. As nossas tristezas são iluminadas pelas alegrias que Deus planta a nossa volta.

 

             Jesus morreu e ressuscitou, nesse mistério encontramos o nosso jubilo. Pois se morremos uma vez, também uma só vez iremos ressuscitar para a gloria de Deus.

 

            Os crentes que estavam em Tessalônica, ficaram apreensivos como seria na outra vida, e esse pensamento negativo levou muitos a incertezas e a tristezas. Momento que o Apostolo Paulo fez a seguinte afirmação.

 

I Aos Tessalonicenses 4:16

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com som alarido e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

 

            A Bíblia mostra que Deus aplicou um plano desde antes à criação do mundo, para que o homem estivesse ao seu lado. Ele sabia que o ser humano não resistiria a tantas adversidades, e na sua bondade criou um refugio para que o pecador resistisse.

Tudo isso porque o inimigo das nossas almas tentou destruir o primeiro homem (Adão), depois tentou a Jesus (Não conseguiu); e hoje ele quer condenar toda a humanidade.

            Há sempre uma coisa a fazer; faça o que é certo, e Deus fará o resto. O senhor prepara o homem para as emergências desta vida; o fracasso não é pecado, mas a infidelidade sim.

 

            Jesus tem ama e espera que você seja feliz no século presente e em toda a eternidade. O aceite como o seu redentor e com toda certeza não haverá mais incerteza na sua vida.

 

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

 

Visite o site: http://missaoamerica.googlepages.com

Faça donwloard de Pregação e Musicas em mp3 no site: http://missaomp3.googlepages.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: