Deus Desconhecido

Deus Desconhecido

  

 

Atos 17:22-23

23 – E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões Atenienses, em tudo vejo um tanto supersticioso.

23 – Porque passando eu vendo os vossos santuários achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus desconhecido. Esse pois honras, não o conhecendo, é o que anuncio.

 

I – Introdução

 

            Temos um evento ocorrido com os primórdios da Igreja, quando Jesus havia partido para o céu e os apóstolos iniciavam um ministério que romperia as fronteiras em todo o mundo.

 

            E Paulo, estando na cidade de Atenas (Grécia), observou que ali havia um panteon (galeria), de deuses pagãos; o Olimpo. Que trazia um deus para cada gosto ou conveniência.

            Foi exatamente no templo principal inaugurado  no século cinco antes de Cristo; local que ficava a deusa daquela cidade, conhecida como Minerva, à filha de Zeus, que é o principal dos  deuses pagãos.            De maneira que havia sempre o temor, pois poderia aparecer um deus irado por não se encontrar na galeria. Foi criado um lugar vazio para o Deus desconhecido.

            O apostolo Paulo aproveitando o momento, os mostrou que aquele local pertencia ao Deus Soberano e Inefável, o criador do céu da terra e de tudo que nela há.

E por sua vez o povo creu na mensagem e passou a obedecer a Palavra do Deus verdadeiro.

            Notoriamente na atualidade não é diferente com a humanidade. Os homens profanos que tem deuses para todos os gostos  deixam sempre um lugar vazio para o Deus desconhecido, que é o verdadeiro criador e salvador de toda a humanidade.

 

 

II – Invisível Mais Real

 

Romanos 1:20

Porque as coisas invisíveis desde a criação do mundo, tanto o ser Eterno poder, como a sua divindade, e entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que fiquem inescusáveis.

               

            Deus tem se manifestado através de toda a sua criação, não de um deus panteísta (deus é tudo, e tudo é deus). Mas relatando que o salmista narrou no salmo 19, “O céu manifesta a sua gloria e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”.

            Porém o homem quer que aconteça um fenômeno chamado “Teofania”, em que Deus se manifesta ao homem, como aconteceu com Moises, Abraão e outros profetas. Mas a maior prova da existência de Deus é a nossa vida e até mesmo o universo em que habitamos.

 

            Conta-se que um rei chamou todos os sábios da sua corte e lhes falou: Quero toda a sabedoria impressa em um volume.

            E aqueles homens trabalharam durante doze anos, até fazer uma enciclopédia de doze volumes. Porém o rei bradou: “Está grande”.

            Novamente os sábios passaram um ano fazendo um só volume para o edital; e o rei exclamou: “Continua grande”.

            Porém os sábios foram para casa e no outro dia trouxeram uma só página escrita: “Nada é grátis”.

            Em poucas palavras eles disseram ao rei que para se ter sabedoria, ele deveria pagar o preço; ou seja, deveria estudar e meditar muito.

 

            Quanto as mundo espiritual devemos conhecê-lo pela fé, e nunca pautado em cálculos humanos. Conhecemos Deus através de Jesus, e não precisa pagar nenhum preço por Ele porque Cristo já fez quando subiu na cruz do calvário.

 

III – Imagem Viva

 

Colossenses 1:15-16

15 – O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

16 – Porque Nele foram criadas todas as coisas que há no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam os tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele.

 

            Deus criou o homem e o amou, mas infelizmente o ser  humano caiu no pecado, ficando exposto a todo o tipo de adversidade que o mal oferece. Porém o Senhor na sua infinita graça  abriu uma porta de salvação através do seu Filho amado, Jesus Cristo.

            Devemos servi-lo com todo ardo dos nossos corações porque Ele é um Deus vivo diferente daqueles que existiam na Grécia e até mesmos os que têm surgidos ao longo dos séculos para enganar aqueles que são frágeis e não conhecem a Bíblia Sagrada. Temos que pedir força a Jesus Cristo para fugir da desordem espiritual que existem no mundo, e nos moldar a Palavra do Soberano Deus.

 

            Quando uma moça se casa, ela imediatamente passa para um novo estado que age com a sua nova situação. Agora ele fica envolvida  e submissa ao seu marido.

            Da mesma forma acontece com o homem que leva a vida dissolutamente, e tem o encontro com Jesus. A partir desse momento ele deve agir segundo a vontade do Senhor, porque está em nova situação.

 

II Aos Corintios 5:17

Assim que, se  alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo.

 

            Vimos que para o mundo o nosso “Deus é desconhecido”. Mas para que se entrega a Ele de corpo e alma, Ele é um “Deus conhecido”.

·         O casamento civil é protegido por uma lei;

·         O conhecimento de Deus é protegido pela graça que há em Cristo Jesus.

 

IV – Epílogo

 

I Timoteo 1:17

Ora ao Rei dos séculos imortal, invisível, ao único Deus seja a honra e gloria para todo sempre amém.

 

            Estamos vivendo um século de heresias que tem contaminado a raça humana de forma que só os cristãos estão percebendo esse evento maligno.

            A Nova Era e suas mentiras “Aquariana”, defrauda a fé dos incrédulos  com uma crença destorcida em diversas religiões profanas existentes pelo mundo a fora; onde muitos dizem ser cristãos e estão com a sua salvação crucificada em um pedaço de madeira, precisando ser ressuscitada em Jesus Cristo.

 

            Entretanto o objetivo do nosso estudo é mostrar que o verdadeiro Deus é invisível aos nossos olhos, mas é real em todo universo.

 

            “Não é nenhum tolo aquele que dá o que não pode guardar a fim de ganhar o que ele não pode perder”. (Pensamento de Jim Elliot).

 

 

Jesus te ama.

 

 

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena           

 

 

Deixe um comentário