Três Esferas da Profecia

Três Esferas da Profecia

 

Significa – Lat. prophetia – Gr. propheteía, ação de predizer

s. f.,

predição do futuro;

oráculo;

vaticínio;

prognóstico.

 

Alusão

            No contexto atual as igrejas neo-pentecostais e outras estão explorando esse dom do Espírito Santo de forma imprópria, gerando um transtorno na vida de muitos salvos. De forma que cresce a heresia ao ponto de privar o crescimento do povo de Deus.

            O Senhor trabalha de uma forma simples para que o homem não queira se exaltar diante a sua magnificência, mas sempre existiram os subversivos que anseiam a gloria divina para promoção pessoal.

            A profecia acontece com um propósito divino para que o crente seja abençoado ou disciplinado e não venha a sofrer a condenação eterna. Em contradição muitos dos que se dizem profetas usam diversos expedientes para tirar proveito da fé dos que não conhecem a Palavra de Deus.

 

Esferas da Profecia

 

            A profecia acontece em três esferas:

 

01 – Deus fala conosco através da mente;

02 – Deus fala através da Bíblia;

03 – Deus fala através do Dom da Profecia no seio da Igreja.

 

01 – Profecia – Deus falando em nossa mente

 

            É comum as pessoas sentirem um impulso forte no coração quando toma determinada decisão na vida; em outros casos acontece com alguém que percebe que algo vai acontecer, que seja bom ou ruim. É o que os desenformados espíritas chamam de premunição.

            Todavia isso é o Espírito Santo de Deus preparando as pessoas para não caírem nas ciladas do diabo; bem como receber uma benção celestial. O cuidado que devemos tomar é para que ninguém usado por uma falsa profecia venha causar transtorno na nossa existência, devemos provar dos espíritos para saber se vem do Senhor.

 

I Epistola de João 4:1

Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

 

Lucas 16:16

A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.

            No Antigo Testamento somente o Profeta tinha o privilegio de receber a mensagem para posteriormente repassas para a humanidade. Nos dias atuais recebemos a mensagem através de todos os meios de escritas e sinais, especialmente dentro de nossa alma através da ação do Espírito Santo.

 

Hebreus 1:1-2

1 – Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,

2 – Nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.

 

João 14:15-16-17-18

15 – Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

16 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.

17 – A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

18 – Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.

 

            Imediatamente entendemos que não existe ninguém mais agraciado que outro diante de Deus; somos iguais. Porém existem aqueles que buscam com fervor a presença de Jesus Cristo, que adoram por um período maior e vivem em função da Palavra de Deus. A esses a graça alcança com mais freqüência e o Espírito Santo derrama poderosamente os seus Dons.

            A melhor forma de ouvir Deus falar em nossas mentes é deixar todo o pecado e embaraço terreno e anda em novidade de vida

 

Hebreus 12:1-2

1 – Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,

2 – Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

 

Hebreus 8:10

Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

 

            Quando o Senhor tem um plano para nossa vida, nós somos os primeiros a saber, não adianta apelar para a profecia humana a qual traz incertezas e preocupações que tiram o sono. Diz a Bíblia:

 

Isaias 43:13

Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?

            Para os que andam na presença do Senhor todas as decisões parte Dele, e não traz prejuízo para os seus servos. Sabendo que quando existe algum propósito para   ser executado através da nossa vida, somos o primeiro a saber e logo após outras pessoas induzidas pelo Espírito Santo testifica com que foi falado dentro da nossa mente.

 

02 – Profecia – Deus falando Através da Bíblia

 

            Vimos que primeiramente o Senhor Deus nos prepara para receber a sua profecia, quanto à seqüência da Bíblia e logo após a profecia, nem sempre segue na integra. Isso porque pode chegar à palavra através do Dom de profecia e depois a Bíblia ou vice versa.

            Existem casos que a profecia chega tão nítida em nosso ser que não se faz necessária uma confirmação. Ocorre quando o salvo está convicto da operação celestial ou passou por um processo preparatório.

            Desde os primórdios da Igreja a Sagrada Escritura sempre foi o meio físico e espiritual que o homem recebe a anunciação Divina. Há quem filosofe dizendo: “A Bíblia fechada e apenas um livro; Mas aberta é a boca de Deus falando.”     

Esse pensamento parece vulgar, No entanto é profundo para aqueles que se deixam navegar na sabedoria do Espírito Santo.

A Palavra de Deus sempre confortou, corrigiu e abençoou a Igreja na face da terra, não se trata apenas de um manual de vida e disciplina, e sim do próprio Deus querendo ensinar o homem o caminho para a eternidade de paz e gozo.

 

Salmo 119:105

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.

 

João 17:14

Disse Jesus: Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

 

            Quando o Espírito Santo fala para os salvos, todos são edificados, no entanto quando a palavra vem para os profanos, eles não se agradam e repudiam os ensinamentos celestiais.

            No mundo natural uma pessoa em adultério procura outra pessoa na mesma situação, da mesma forma que alguém em obediência busca aqueles que estão segundo o seu caminhar.

            A Bíblia tem a principal função de formar o caráter dos que irão morar no céu; nenhum livro secular por mais complexo que seja jamais terá o poder sobrenatural de formar o cidadão do céu. Observe que a principal preocupação dos governantes é construir presídios e investir na segurança. Em contradição as cadeias estão com uma superlotação e aqueles que estão e saem das mesmas continuam fazendo malefícios para humanidade.

            Agora se os governantes investissem um valor bem menor construindo Igrejas Evangélicas, imprimindo um número bem grande de Bíblias para serem distribuídas gratuitamente, apoiando os Pastores e os seminários evangélicos com toda certeza teríamos um mundo bem melhor.

            Um ser humano não tem condição de mudar a natureza pecaminosa de outrem. Mas, o Espírito Santo é capaz de realizar esse prodígio através do seu amor.

 

Romanos 8:1-2

1 – Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

2 – Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

 

Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

 

João 3:16-17

16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 – Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

 

            Nos três versículos acima temos apenas uma pequena amostragem da verdadeira profecia Bíblia falada ao coração do homem, que mesmo estando em pecado o Senhor tem o prazer de resgatá-lo para a sua alegria.

 

            No Livro de Atos dos Apóstolos, Lucas enfatizou quanto a Palavra de Deus entregando uma profecia que marcou a Igreja primitiva e tem edificado em todos os tempos.

 

Atos 15:30-32

Então eles, tendo-se despedido, desceram a Antioquia e, havendo reunido a assembléia, entregaram a carta.

31 – E, quando a leram, alegraram-se pela consolação.

32 – Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram.

 

            Por mais que o homem natural tente se esquivar da Verdade absoluta da Bíblia, ela sempre será a principal Profecia para os homens, esse foi o primeiro propósito de Deus quando inspirou os seus escritores.

            Devemos ter o máximo de cuidado com os irreligiosos que tentam confundir os simples  usado a Bíblia como um livro de sortilégio para entregar falsas profecias no arraial dos santos. É comum esse tipo de pessoa abrir a Palavra de Deus aleatoriamente, e pondo o dedo em determinado versículo tenta ganhar todo o credito das pessoas.

 

I Epistola de Pedro 1:20

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

            Apenas lembrando o que vem sendo citado em nosso pequeno estudo: “Quando Deus quer operar, você é a primeira pessoa, a saber,”.

03 – Profecia – Deus falando Através do Dom da Profecia

           

            Na última esfera Deus fala através de outra pessoa com o Dom da profecia. Em determinados casos em que as pessoas não dão ouvidos a Bíblia nem o que Ele está falando ao coração, vem à profecia falada por intermédio de outra pessoa, uma vez que a graça divina alcança todo o propósito do edificativo.

Para alguns salvos dissertar sobre o dom da profecia gera um pequeno choque teológico, isso porque eles foram ensinados que esse dom foi apenas para a Igreja Primitiva. No entanto a Palavra de Deus é eterna e nenhuns dos seus ensinamentos ficam obsoletos, tudo tem um sentido constritivo na vida dos seus servos, Vejamos o que o apostolo Paulo escreveu para os irmãos que estavam na cidade de Coríntios.

 

I Aos Coríntios 12:7-8-9-10-11

 

7 – A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum

8 – Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

9 – a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

10 – a outro a operação de milagres; a outro “a profecia;” a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.

11 – Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

 

Fiz questão de mencionar os nove Dons e destacar o “Dom da profecia” para mostrar que Deus continua operando na vida da Igreja. Se o Espírito Santo não operasse através dos carismas ficaria impossível de saber qual é a boa e agradável vontade de Deus.

            Quem questiona a operação da profecia através dos salvos, literalmente entra em contradição quando ler a Bíblia e percebe que Deus falou através da Sagrada Escritura. Ora, se Deus não falasse através das pessoas que andam em obediência a sua Palavra, como poderia falar somente por letras. Há uma frase que diz: Existem 3 tipos de pessoas:

1.      As que fazem as coisas acontecerem,

2.      As que vêem as coisas acontecerem

3.      E as que perguntam: O que aconteceu?

 

            Deus através do Espírito Santo disponibiliza de um mundo sobrenatural benéfico para aqueles que desejam entrar em seus mistérios, mas, ainda existe uma grande parte do seu povo que não crer na sua manifestação no dias atuais.

 

Efésio 4:11-12

11 – E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.

12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para obra do ministério, para o corpo de Cristo.

 

            Conquanto que devemos ter o máximo de cuidado com aqueles que dão ocasião a carne e tiram todo o proveito dos simples; usando de falsas profecias de casamento, emprego, negócios até mesmo querendo colocar alguém no ministério pastoral, sem que o mesmo tenha uma chamada de Divina.

            Contudo a boa profecia vinda de Deus não gera prejuízo para os fieis e edifica a Igreja.

 

I Aos Coríntios 14:3-4

3 – Mas o que profetiza fala aos homens para a edificação, exortação e consolação

4 – O que fala em língua edifica a si mesmo, mas o que profetisa edifica a Igreja.

 

            Também tomei como referencia para o nosso estudo versículos do Novo Testamento para que alguns baseados em Lucas 16:16 não chegue a dizer : A lei e os profetas duraram até João.

            É verdade, a lei e os profetas duraram até João. No entanto, o Dom da profecia foi o mais uma dádiva do sacrifício propiciatório de Jesus Cristo ao nosso favor.

            No Antigo Testamento somente um homem conhecido como profeta tinha o privilégio de receber esse dom. No entanto, estamos vivendo na Graça (Graça Sig. Favor feito a pessoa não merecida), e com esse novo período da Igreja na face da terra, grandes eventos estão acontecendo no mundo espiritual para que o universo conheça a bondade de Jesus Cristo.

            Hoje cada salvo pode viver um experiência espiritual com Deus, porque o Espírito Santo através da sua longanimidade têm derramado de todos os meios divinos para que o relacionamento do com Cristo seja profundo e eterno.

 

            Com todo cuidado devemos catalisar as profecias para não cair em um espírito de engano e passar por conseqüências drásticas.

 

I Epistola de João 4:1

Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

 

            Por outro lado, se a profecia vem de uma pessoa que tem a sua vida pautada na Palavra de Deus, devemos receber com todo amor e esperar que o Senhor execute em nossa existência no momento oportuno.

 

I Pedro 4:11

Se alguém falar, fale segundo  as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a gloria e poder para todo sempre. Amém.

 

Epilogo

 

            Terminando o nosso pequeno estudo sobre a verdadeira profecia, faço forte advertência todos que quando receber alguma palavra de alguém que diz está profetizando, você não se deixar se levado pela a emoção. Sabendo que toda e qualquer exortação nesta área deve está totalmente embasada na Bíblia, e nenhuma palavra deve fugir do que o Espírito Santo determina.

 

Apocalipse 22:18-19

18 – Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as Palavras da profecia deste livro que, se alguém acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro;

19 – E se alguém tirar quaisquer Palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro.

 

Jesus te ama.

 

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: