Nenhuma Condenação

Nenhuma Condenação

 

Romanos 8:1

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

 

I – Sintetizando

 

            Estamos diante de um riquíssimo texto Bíblico que dar posse as bênçãos de Deus para os que andam em sinceridade espiritual no mundo presente. De forma, que quando recebemos autoridade divina para determinado dote, não existe motivo para questionar ou até mesmo ficar preso a pensamento negativo vindo da parte do tentador para estorvar a fé em Jesus Cristo.

            Percebemos que o Senhor foi amável e imperativo quando nos outorgou a salvação através do seu sacrifício propiciatório na cruz do calvário. Conquanto, que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus; mas que não andam segundo a carne.

 

II – Veterotestamentário

 

            A superstição sempre andou de braços dados com os desobedientes a Bíblia. Geralmente, os seus adeptos são torturados por medo de escuro, gato preto, passar debaixo de uma escada e outros engodos que o diabo inventa para aprisionar a alma dos homens que não dão credito a Palavra de Deus. Contudo, essas pessoas que temem a todo disparate folclórico não temem ao pecado, e nem tão pouco de querem ficar na presença de Deus. No Livro do Êxodo, o profeta Moisés mostra a corrupção do povo a ponto de ficar preso a tradições que chegam aos dias atuais.

 

Êxodo 32:19

Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira, e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte.

 

            Temos um episódio ocorrido há muitos séculos atrás, bem no começo da história Bíblica, quando o povo de Israel foi liberto da escravidão no Egito.

            Em dado momento na vida de Moisés, o Senhor chamou-o para entregar o seu Estatuto, que seria de regimento para o povo na nova terra, aonde Ele havia preparado. Cita a Bíblia que Moisés passou quarenta dias no Monte Sinai recebendo as instruções do Divino.

E o povo começou a inquietar-se ao ponto de cederem a idolatria, chegando a fazer um bezerro de ouro, o qual eles se encurvaram em adoração. Todavia o nosso Deus que não toscaneja e não dorme mandou que o profeta Moisés descesse para ver a maldade dos seus conterrâneos e o quanto eles eram obstinados para o pecado.

            O profeta Moisés chegando ao acampamento viu aquela miscelânea de superstições feitas pelos seus parentes; e irado quebrou as Tabuas da Lei (Dez mandamentos), o que aconteceu no calendário dos judeus no mês de ABE – ALUL (Agosto). Abe começava em julho e ficava em agosto, que estaria e alul. Data que até hoje os judeus e os romanos têm como mês do azar.

            Porém, o nosso Deus fez todos os dias e meses, bom para o homem e não existe azar ou condenação para os que estão em Cristo Jesus.

 

III – Condenação é a Incredulidade

 

            A única condenação que existe é desobedecer a Palavra de Deus e não fazer o que o Espírito Santo inspira. Jesus foi enfático no Evangelho de João, dando um alerta para os que não querem aceita-lo com o salvador.

 

João 3:19

E a condenação e esta, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

 

            Jesus veio para todos, mas o mundo continua dando credito aos alvitres que não agradam a Deus. As obras dos homens continuam em trevas, como prova disso observamos no mundo em que vivemos uma sociedade em desigualdade, com crimes hediondos, espiritismo miscigenado, sexo livre, drogas, idolatria. E em refúgios os que seguem tais caminhos se escondem em uma religião tradicional em que o poder papal ocultamente dissemina uma falsa doutrina em que nada transforma em seus seguidores, porque é assim que ele deseja. Ou seja, que o seu povo continue na ignorância espiritual acreditando que estão perdoados por um homem aleivoso e seguidor de satanás.

            O que o homem carnal gosta mesmo é de dar expansão ao pecado porque o próprio promove prazer momentâneo. No entanto, nunca provaram do verdadeiro deleite no Senhor que é promovido pela ação do Espírito Santo.

 

João 5:24

Disse Jesus: Na verdade, na verdade vos digo, que quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

 

            No versículo acima está explicito como sair do medo da condenação, e maldição daqueles que estão separados de Deus. O homem sem Jesus crê em tudo que o diabo fala através dos seus mensageiros. Se hoje aparecer alguém famoso na televisão, falando que  sobrevirá uma tempestade, certamente esse grupo de pessoas crêem. Notoriamente, se um vidente pregando que se o homem colocar uma rosa no cabelo afastará todos os maus fluidos, com toda fiúza muitas pessoas receberiam essa doutrina.

 

            Mas, o próprio Jesus Cristo citou: “Nenhuma condenação há”. E a maioria da humanidade não crer, ficando resumida a seguinte regra filosófica:

“O homem não acredita em uma verdade de Deus; mas crêem em todas as mentiras do diabo”.

 

IV – Messias Condenado

 

            O profeta messiânico escrevendo o que Deus lhe confidenciava, vaticinou a Jesus no calvário levando as nossas culpas e enfermidades sobre os seus ombros.

 

Isaias 53:4

Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si. E nós o reputamos, por aflito, ferido de Deus, o oprimido.

 

            Em Jesus Cristo foi alocado todas as nossas culpas e condenação, isso é: todos os nossos pecados, Jesus levou sobre a sua cabeça para não nos ver sofrendo e separados de Deus. Podemos sentir o amor ágape de Cristo em nosso favor, e a maioria das pessoas ainda continuam nas trevas por volição própria, caminhado para uma eternidade sem paz.

 

V – Epilogo

 

Gálatas 3:13

Pois Cristo nos resgatou da maldição da lei, se fazendo maldito em nosso lugar. Está escrito, maldito é aquele que for pendurado no madeiro.

 

 

Jesus te ama.

 

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster – Alice Alves de Lucena

Webmaster – Alisson Alves de Lucena

 

Deixe um comentário