Quatro Elementos Espirituais

Quatro Elementos Espirituais

 

Introdução

 

I Epistola Aos Coríntios 10:1-2-3-4

1 – Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar;

2 – e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés,

3 – e todos comeram do mesmo alimento espiritual;

4 – e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.

 

 

Sintetizando

 

            Irei relatar os quatro elementos espirituais em Jesus Cristo. Lembrando que o número quatro representa na Bíblia; provação, experiência, modificação e etc.

1.      O Sangue – De Jesus

2.      A Gloria – De Deus

3.      O Corpo – De Cristo

4.      A Água – O Espírito Santo

 

Na simbologia Bíblica

 

1.      Mar Vermelho – Lembra o Sangue de Jesus

2.      Nuvens – A gloria de Deus

3.      Manjar – O corpo de Cristo

4.      Água – Jesus e o Espírito Santo

 

 

1 – O Mar Vermelho

 

            Fala do Sangue de Jesus, e o batismo simbólico dos Israelitas; bem como o batismo característico dos que aceitam Cristo como salvador de suas almas, sendo submerso na graça para se libertar do pecado mundano.

            No Livro do Êxodo, capitulo 14; quando o povo de Deus estava acampado entre o monte de Pi-harote e Midgal, o Mar Vermelho estava bem a frente deles, restando um escoadeiro no qual vinha o exercito de faraó para destruir os Israelitas.

            No entanto o povo clamou a Moisés, que era o mediador entre eles e o Senhor, e como resposta, Deus mandou o povo macha em direção ao Mar Vermelho que se abriu em duas partes dando caminho para aquela amada nação.

 

Êxodo 14:21

Então Moisés estendeu a mão sobre o mar; e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas.

 

            O Mar Vermelho e chamado na Bíblia por Yam Suph (Planta Marinha), separando a terra prometida do Egito. Assim como o povo de Deus é separado do mundo.

 

            Quantas vezes ficamos acampados ao lado dos montes das lutas, sofrendo medo, nudez, miséria, doenças e etc. Contudo, a nossa frente o Mar Vermelho (símbolo do Sangue de Cristo), que na nossa mente não encontramos condição de penetrar nele; mas pela misericórdia de Deus, o mar nos traz a salvação.

 

I Epistola de João 1:7

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

 

            Do outro lado é que está a sua resposta.

 

2 – A Nuvem

 

            A Nuvem Bíblica relata a gloria de Deus, sendo também a única forme do homem sentir a presença do Senhor. Caso Ele se manifestasse em nosso meio, a sua gloria seria tão grande que certamente morreríamos.

 

Êxodo 13:21

E o Senhor ia adiante deles numa coluna de nuvem para os guias pelo caminho, e de noite a mesma coluna de fogo para os alumiar, para que caminhassem de noite.

 

            Era Deus cobrindo o seu povo de dia e a noite, a sua gloria em favo dos que o ama.      O senhor nunca aceitou a separação do homem, isso é um mistério que a mente humana não tem condição de sondar.

 

            Na inauguração do Templo, ninguém pode entrar, porque a Nuvem da Gloria de Deus preencheu aquele local.

 

II Crônicas 5:13-14

13 – Quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor,

14 – de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.

 

            Dessa forma a gloria do Senhor rompe as alturas para dar vitoria aqueles que andam em fidelidade para com Jesus Cristo. O maior exemplo foi à morte vicária do nosso Salvador, quando crucificado no calvário mostrou a sua onipotência quando ressurreto teve ascensão em uma nuvem de gloria.

Atos dos Apóstolos 1:9

Tendo Jesus dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

 

 

03 – O Manjar

 

            O Manjar era uma alimentação da cor de bdelo (branco escuro), e  do tamanho de uma semente de coentro; em que todos os dias Deus mandava para o seu povo no deserto. Conhecido também como Maná. Essa referencia está no Livro do Êxodo 16:15, que relata a sua utilização na fabricação de pães, bolos e etc.

 

Êxodo 116:15

E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Então lhes disse Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.

 

            Mas o homem com a sua natureza carnal, nunca se satisfazem com as dádivas de Deus, de forma que os Israelitas começaram a murmurar contra aquela saborosa alimentação, trazendo a ira do senhor contra os maldizentes. Conquanto que os obedientes ao Senhor recebem dons espirituais a outros galardões para terem uma vida confortável.

 

Apocalipse 2:17

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

 

4 – A Água

 

            Durante a peregrinação do povo de Deus no deserto, por duas vezes faltou água, e Moisés clamou ao Senhor, recebendo resposta positiva para a ocasião. O interessante foi que nas duas vezes o Criador do universo colocou uma rocha no caminho a qual vertia Água.

 

Êxodo 17:6

Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água para que o povo possa beber. Assim, pois fez Moisés à vista dos anciãos de Israel.

 

Números 20:11

Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu água copiosamente, e a congregação bebeu, e os seus animais.

 

            A rocha ferida era uma tipologia de Jesus Cristo, a qual está aplicada a Pedra de quina, citada pelo apostolo Pedro.

 

I Epistola de Pedro 2:6-7

6 – Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.

7 – E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina,

8 – E: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

 

            Relatando também que á Água é um dos símbolos de Jesus e do Espírito Santo.

 

João 4:13-14

13 – Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;

14 – Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.

 

 

João 3:5-6

5 – Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

6 – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

 

            Nesse caso Água é a Palavra, e a Palavra de Deus é o Espírito Santo.

 

 

            Você aprendeu mais uma lição que narra a tipologia Bíblica referente aos Quatro Elementos Espirituais em favor do homem.

 

 

 

Jesus te ama.

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

 

 

Visite o site: http://missaoamerica.googlepages.com

Faça donwloard de Pregação e Musicas em mp3 no site: http://missaomp3.googlepages.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: